Saudações fraternas a todos os filhos da humanidade terrestre, eu sou Sananda e não se espantem por eu ter dito humanidade terrestre. Sim, porque há outras humanidades independente de crerem ou não nesta verdade. Mas não é sobre isso que venho falar agora, venho dizer que entre a vontade de conhecer o espaço e a necessidade de entender o átomo, está a urgência em conhecerem a si mesmos. Pois sábios do passado já disseram a vocês, conhece-te a ti mesmo, mas eu pergunto para quem não sabe conhecer-se, por onde devemos começar? Por isso venho entregar as chaves eternas da natureza humana.
CAPÍTULO 1 Características básicas da natureza humana
O que define o ser humano não é a cor de sua pele, nem sua condição social, nem o mundo ao qual pertence. Se o indivíduo traz em si mesmo sensação, emoção, sentimento, razão e intuição então este ser é humano, independente do que possa parecer. É natural que alguns utilizem mais uma chave do que outra, o que não se deve fazer é negligenciar as outras chaves por desequilíbrio, alguns usam mais a razão, outros mais o sentimento, mas uma chave não é oposta a outra e em sua natureza devem todas serem conhecidas. Sim, todas as chaves devem ser perfeitamente conhecidas e controladas pelo ser.
Quando se reprime o sentimento ou a sensação ou se despreza a razão, o ser humano está incompleto, abram essas cinco chaves que faz parte da consciência de vocês e serão desvendados os segredos dos átomos e o funcionamento do universo.
CAPÍTULO 2 Intuição
Frequentemente a intuição é a chave mais desprezada pela civilização atual, os povos da antiguidade conseguiram grandes realizações graças ao conhecimento da intuição. Historiadores hoje se perguntam como foram construídas as pirâmides do Egito? Pois eu os responderei: os egípcios tinham profundo respeito pela intuição e tinham domínio sobre ela, esse povo dominou a intuição muito mais do que hoje vocês pensam dominar a razão, pois a intuição é a chave que liga o ser humano a forças superiores a ele.
Felizmente as abnegadas mães terrestres valorizam a intuição, tendo um domínio considerável sobre essa chave e por isso mesmo, as mães estão mais integradas com os sentimentos dos filhos, sabendo quase sempre o que se passa com eles, pelo menos no período em que os filhos são dependentes dessas mães, mas mesmo elas têm um conhecimento vago da intuição. Então vocês me perguntam: como ter domínio sobre a intuição? Eu respondo: primeiramente é preciso dar ouvidos a intuição, ninguém quer conhecer o que despreza, quando escutarem a voz silenciosa nos recônditos da consciência, terão decisões mais acertadas. Por exemplo, quando você está na casa de alguém e sente que deve ir embora, mas não vai, não demora muito para ocorrer uma briga, aí você pensa: ai se eu tivesse ouvido a voz silenciosa da consciência. Mas vocês podem perguntar-me: como saberei o que é intuição e o que é um simples pensamento? Eu respondo: a intuição sempre vem acompanhada de um sentimento muito forte e a voz do pensamento intuitivo é uma voz mais baixa do que a voz dos outros pensamentos.
Espero que esta chave seja aberta pouco a pouco, sei que as mudanças não se fazem do dia para a noite, mas encorajo vocês minhas crianças a abrirem esta chave chamada intuição, então encontrarão a liberdade porque também me encontrarão.
CAPÍTULO 3 Razão
A razão é uma das chaves mais valorizadas por vocês, infelizmente depois da sensação é claro, nem por isso é a chave mais conhecida e dominada por vocês. Muitos fragmentaram a razão, sim, porque existem três inteligências básicas e dessas derivam todas as outras.
A inteligência emocional que não é o sentimento em si; a inteligência sistemática, valorizada pelos sábios; e a inteligência transcendental, que não é a intuição em si. A inteligência emocional é a consciência do porque estou sentindo e como administrar esse sentimento. A inteligência sistemática é a consciência de como utilizar mecanismos para entender a realidade, são conhecimentos como a matemática, química, física e outros. A inteligência transcendental, como já disse, não é intuição, pois não se trata de sentir, é ter a consciência da existência de forças superiores a força de vocês.
Um grave problema é que a razão sistemática se sobrepôs as outras e pensas que ter a consciência das coisas superiores ou a consciência do sentir não é razão. Enganam-se meus queridos, a nova geração que está chegando tem maior domínio dessa chave chamada razão e também maior domínio sobre as outras chaves, por isso frequentemente as gerações anteriores não entendem as novas crianças, aprendam com elas e a regeneração virá. Porém é necessário ressaltar que as gerações anteriores são o resultado de gerações mais anteriores ainda, então cabe aos adultos da Terra dirigirem com sabedoria os grandes potenciais já existentes na geração atual. Potenciais não dirigidos, ou não florescem ou deixam de ser positivos, então que jovens, crianças, adultos e idosos, se unam na construção da nova Terra.
CAPÍTULO 4 Sentimento
A chave do sentimento é aflitiva para muitos seres humanos que aprenderam o método da repressão dos sentimentos, quando na verdade se deve educar todo e qualquer sentimento, pois sentimentos negativos são o polo contrário de sentimentos que serão positivos, tudo pode ser conciliado. Essa dualidade distancia vocês da realidade minhas crianças, quantos de vocês que em nome do amor fazem coisas piores do que em nome do ódio? Mas como eu estava dizendo, muitos em nome do que pensam ser amor se deixam explorar de maneira absurda entre os sentimentos e emoções que devem ser devidamente conhecidos, não reprimidos e verão que o ódio é a frequência do amor em polaridade inversa. Conhecendo a raiz do ódio e canalizando essa baixa frequência através de ações criadoras como a arte ou qualquer espécie de trabalho construtivo, além de devolver ao amor a frequência devida, fazem a criatividade se tornar fecunda. Quando vocês fazem guerras, massacram crianças, matam mulheres, praticam corrupção e fazem toda a sorte de mal que provoca revolta, ao invés de nos revoltarmos, transformamos a nossa indignação em movimento e com essa energia damos formas a outros mundos.
Não conto essas coisas para mostrar que sou maior que vocês, porque em um tempo muito distante eu fui como vocês, relato essas coisas para que tenham consciência do quão longe vocês podem chegar.
CAPÍTULO 5 Emoções
A chave das emoções se encontra muitas vezes bem escondida naqueles que se julgam racionais, lembrando que a razão é uma chave dada a todos, o fato de uns usarem mais essa chave, não significa que outros não devam desenvolve-la. Mas voltando as emoções, quero dizer que as lágrimas foram feitas para correrem, não represem as lágrimas, mas também quero lembra-los que o sorriso não deve ser esquecido, pois os músculos da face humana fazem mais esforço para fazer uma cara feia do que para sorrir e isto é um fato científico. Já o sorriso renova as energias e dá força as células, então sejam vocês mesmos, sorriem, chorem e quando a raiva chegar a ponto de fazer vocês quererem destruir alguém ou qualquer coisa, usem a chave da razão para destruir o que precisa ser destruído. Por exemplo: se alguém te ofende e você está segurando um copo muito bonito, não quebre o copo, ele é útil, mas se na sua casa há um móvel que já está velho, a hora da raiva é um bom momento para destruí-lo e fazer dele algo novo. A alegria por outro lado também deve ser contida, muitos em nome da alegria cometem excessos e pior, confundem a alegria com felicidade, não há emoções positivas e negativas, que isso fique bem claro.
As emoções igualmente como as sensações são neutras, o que se faz delas definem se são boas ou ruins, por exemplo: dizem que rir é um ato positivo, mas e se você der uma gargalhada de sarcasmo, debochando do seu semelhante? Outros dizem que não é bom chorar, mas há os que choram de alegria.
Tenho certeza que com esses exemplos já é possível refletir. Peço que conheçam as emoções usando as outras chaves, principalmente a intuição e a razão, a intuição e a razão são intérpretes do sentimento, da emoção e da sensação, assim como estas são intérpretes da razão e da intuição. O que a humanidade terrestre precisa fazer é repensar a questão da dualidade e trabalhar para reunir os elementos, porque a humanidade terrestre se julga especialista em separar as coisas, gostam de fragmentar e isso é perfeitamente compreensível, porque fragmentando compreendem as coisas. A questão grave aqui é que muitas vezes fragmentam os elementos de maneira errônea e estou me referindo a todas as coisas, outro erro é achar que para separar é preciso levantar barreiras e criar partidos, por exemplo: um cientista descobriu a lei da gravidade, outro homem de gênio descobriu a evolução das espécies e homens de fé receberam revelações do alto a respeito do espírito que está presente em cada ser humano e o que fez então a humanidade? Separou o sacerdote do cientista e criou-se o partido da fé e o partido da razão. Separar para entender é compreensível, mas separar da forma que fazem erguendo barreiras é nocivo a evolução de todos vocês.
E vocês podem estar pensando para que falar essas coisas em um capítulo da emoção? Eu explico: a emoção e o sentimento dirigidos pelo orgulho são a razão da separatividade e da fragmentação equivocada, não digo com isso que existem sentimentos e emoções negativos, a ignorância é negativa e o egoísmo também, faça-se a luz sob a escuridão da ignorância e apareça a integração que dissolve o egoísmo.
Minhas crianças, a dualidade para mim já não faz sentido porque vejo as coisas do alto, então eu digo: que o bom uso das chaves eternas vai mostrar que a unidade é o destino desse universo separado porque ainda está em desenvolvimento.
CAPÍTULO 6 Sensações
Como eu já disse acima, a sensação é a chave mais valorizada por vocês, mas por causa da dualidade e pela falta de autoconhecimento é a chave que tem dado muitos transtornos, principalmente na área dos relacionamentos humanos, como eu já disse, a dualidade faz vocês pensarem que a dor é ruim e o prazer é bom, sim, porque essas são as sensações básicas, as demais sensações derivam dessas duas. A sensação de frio, calor, de tocar um algodão ou a ponta de uma agulha, são todas medidas pelo termômetro prazer e dor. Muitos dizem: a dor é ruim, mas uma pessoa leprosa quando bate a ponta do pé e quebra o dedo mindinho, não sente quão amiga seria a dor neste caso, outros em nome do prazer cometem muitos excessos, neste caso, o prazer é inimigo.
Porém a fonte criadora em sua infinita sabedoria e amor colocou a dor e o prazer em seus devidos lugares, o bom e o ruim na interpretação de crianças certamente será mal interpretado pelo egoísmo e pelo orgulho, mas eu direi a vocês: bom é tudo aquilo que contribui para o progresso, é tudo aquilo que colabora para a marcha da evolução de todas as coisas, porque a estagnação é contra a lei universal, por isso, não pensem que as coisas retrocedem.
Se contempla o caos, não te deixe levar pelo desespero, porque a aparente destruição é para a construção de algo novo. Pensam vocês que o presente momento é pior que a idade média? Mas quanto caos foi preciso e quanta revolução foi necessária para terem o conforto de hoje? Muitos podem perguntar por que falar de progresso em um capítulo que fala de sensações? Eu respondo: querem saber se estão progredindo ou fracassando? Imaginem as sensações que sentiram as vítimas da inquisição e as sensações que desfrutam hoje e a chave da razão responderá a vocês se o progresso do planeta não se faz a cada nova era. O caos de hoje é o prenúncio de um novo tempo que virá, os velhos paradigmas serão quebrados e as futuras gerações vão comentar a respeito deste tempo da mesma maneira que vocês fazem comentários da idade média.
Amados, valorizem toda sensação, aprendam com todas elas, digam não a estagnação e confiem no meu amor.
CAPÍTULO 7 Pensamentos
Os pensamentos dirigem a vida material através da vida mental, mas os pensamentos são uma potência pouco administrada por parte dos filhos da Terra, poucos são aqueles que sabem controlar essa potência, o mundo mental. Sim, digo mundo pois é uma dimensão dentro de vocês que precisa ser bem conhecida, porque o mundo mental dirige a vida de cada ser.
Os pensamentos são a combinação das ideias e dos sentimentos vindos da consciência, que plasmam no cérebro imagens, sons, perfumes e sensações. A consciência dirige o cérebro, não é gerada por ele, o cérebro é o intérprete do espírito, assim como os olhos interpretam a luz, mas é o cérebro quem vê.
Por isso, peço gentilmente que tenham bons pensamentos minhas crianças, vocês ainda não podem parar o fluxo do pensamento assim que desejarem, mas comecem analisando seus próprios pensamentos. Os pensamentos inúteis e os pensamentos negativos devem ser eliminados do seu mundo mental, povoem a mente com pensamentos úteis ao progresso moral e físico de si mesmos e dos outros. Se você começa a pensar em uma cena e ela faz com que se sinta mal, mude seu pensamento imediatamente, é o sentimento que determina o grau do pensamento. Se pensam em uma cena que faz com que se sintam realizados e felizes, então procedei com esse pensamento.
Outro favor eu peço gentilmente, se você tem um problema com seu semelhante, não imagine a discussão previamente, calculando as palavras que dirá para oprimir seu irmão, ou calculando o que deve fazer, mesmo porque na situação real você não sabe o que vai ser dito a você ou o que vai ser feito. Quando você cria uma cena ensaiando defender-se, se prepara para algo e quando na realidade acontece outra coisa, fica desarmado. Então peço que não se preparem, apenas confiem e quando algo negativo acontecer, usem a chave da razão e no momento da dificuldade saberão o que fazer. Se a chave da razão não for suficiente para as situações difíceis, busquem o recolhimento usando assim a chave da intuição e a solução virá de nós.
CAPÍTULO 8 Palavras
Assim como os pensamentos são o resultado das ideias e sentimentos do espírito, as palavras são vibrações sonoras intérpretes do pensamento. Por isso eu digo: as palavras também são uma das chaves eternas, são vibrações sonoras que ancoram a energia de cada ser no ambiente em que se encontram.
Um dos elementos materiais mais maleável conhecido por todos é a água, pois a água é um elemento que se transforma rapidamente com a influência de cada energia. Lembro a vocês de que o corpo humano também é constituído de água e as vibrações sonoras que conheceis como palavras, ancoram no ambiente ideias e sentimentos. Então meus filhos, não esqueçam de que cada palavra traz consigo um tipo de energia que ancora no ambiente.
Usem as palavras para progredirem, consolem aqueles que precisam de consolo e se em algum momento não sabem o que dizer, então meus queridos, peço que não digam nada. Pois como já disse, a raiva é neutra em si, mas enquanto vocês não têm domínio sobre ela, não ancorem essa energia com vibrações sonoras das quais irão se arrepender. O silêncio em muitos casos pode restaurar e até mesmo salvar vidas, se as palavras são vibrações sonoras do pensar e do sentir, então vibrem no bom pensar e no bom sentir.
CAPÍTULO 9 Ações
As ações assim como as palavras, são a manifestação física das ideias e dos sentimentos. Basicamente existem dois tipos de ação: a ação construtiva ou criadora e a ação destrutiva ou renovadora. Todos os tipos de ação derivam dessas duas finalidades, que o destruir e o construir sejam para o progresso moral, físico e intelectual de todos vocês.
A construção e a destruição igualmente são neutras, a questão real é o que se está construindo ou destruindo, pois frequentemente vocês minhas crianças, constroem o que se devia destruir e destroem o que se deveria construir. Por isso as primeiras chaves eternas devem servir de bússola para bem usarem essas últimas chaves.
Constroem-se armas e a única finalidade delas é a destruição do ser vivo, ora, os seres vivos foram feitos por nossa vontade, os seres desse pequeno mundo são nosso projeto. Então respeitem nosso trabalho, cuidando de todos os seres vivos e peço gentilmente que repensem seu modo de destruir, observando a natureza que é sábia no destruir, pois só destrói quando a finalidade é a renovação.
Então peço meus amados, que antes de construir ou destruir qualquer coisa, construam dentro de si mesmos uma nova consciência, abrindo as chaves eternas para que encontrem o caminho que leva até nós e este pequeno mundo se tornará o paraíso que vocês esperam.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Meus amados filhos, peço que estudem as chaves eternas, peço que recebam essas palavras que foram escritas como um presente para expandir a consciência de todos vocês. Saibam que são alvo de meu amor, independente das condutas que tenham tomado até aqui.
Pois não enxergamos a Terra como uma praga no sistema solar e não enxergamos o ser humano como a pior criatura que existe, olho para vocês como criancinhas mal-educadas que clamam por orientação e disciplina e infelizmente quando desesperados, aceitam qualquer coisa que possam abraçar.
Então não sejam desesperados, não se deixem manipular por qualquer instrução, porque as instruções aqui contidas são universais, para todos os credos e para os incrédulos. Não me prendo a histórias pessoais a meu respeito porque o todo para mim é importante. Amo os sábios da Terra e os ignorantes, os trabalhadores e os ladrões. É claro que o crime é repudiado por mim, mas o criminoso está sob minha tutela e essas chaves são para regeneração de todos.
Peço que compreendam que quanto menos chaves eternas o ser humano sabe dominar, mais mal ele faz. Então peço que aqueles filhos da Terra que já alcançaram um caminho considerável na trilha evolutiva, que estes ensinem com amor e disciplina minhas crianças ainda perversas a abrirem as chaves eternas e a luz derramada sobre os espíritos dessas crianças rebeldes os fará melhores do que aqueles que vocês julgam melhores. Deixo vocês com essa instrução oferecida com amor, abram esse presente todos os dias.
Paz e luz do amigo Sananda.