Eu já havia falado a respeito da sensação e da emoção, acerca da inteligência, dos sentimentos e da intuição, chaves que integram o ser humano, mas agora venho esclarecer a respeito das consequências benéficas que ocorrem quando essas cinco facetas da humanidade são bem compreendidas. Daí então os seres humanos passam a mostrar a sua esplendorosa humanidade coroada com o evangelho.
Este evangelho é muito mais que uma simples bandeira religiosa da cristandade, o evangelho pertence a todos os seres humanos de diferentes crenças, porque trata-se da moralidade das altas esferas. Daí então a importância do autoconhecimento que equilibra as situações aparentemente opostas desse meu pequeno mundo.
Minhas crianças, a reconciliação das verdades que parecem opostas e das chaves que compõem a natureza humana é que resultam então no brilho de uma nova Terra tão desejada. O evangelho não é uma ferramenta de salvação externa, mas a reunião de todos os seres humanos verdadeiramente evangelizados é que trará para este pequeno mundo a redenção nascida do interior de cada coração. Que o perdão unido com o amor, com a sabedoria e com a verdade ponham fim a esperança, porque com esses elementos não é necessário esperar a luz, porque a luz desse pequeno mundo são vocês minhas crianças, pensem nisso.
O AMOR
O amor para vocês minhas crianças é apenas um sentimento, mas o sentimento de amar é apenas uma de suas manifestações, pois o amor é o que há de mais puro na intimidade do vazio de toda a matéria conhecida pelos cinco sentidos de vocês e também pela matéria que escapa a percepção de todos vocês em razão dos poucos sentidos que possuem e também porque o estado vibracional da matéria que não conhecem é diferenciado. Enfim, ainda que já tenha sido dito que aqueles que não amam não conhecem a Deus, pois Deus é amor, tais palavras soaram aos ouvidos de vocês como coisa abstrata, porém não é assim, pois o amor é a consciência suprema dos universos. O Criador não é seus universos, mas seus universos estão nele e o amor é a luz que escapa a percepção de todos vocês, é a primeira manifestação objetiva antes da existência do universo.
Mas agora minhas crianças, vou me demorar em instruções mais fáceis porque se para uns o amor é um sentimento, para outros mais embrutecidos o amor deve ser uma decisão, pois decidir proteger, criar e sustentar o que está abaixo de ti simplesmente porque é o certo a fazer, certamente abrem-se caminhos em que essa decisão se tornará um sentimento, tal sentimento se tornará expansão de consciência e tal consciência vislumbrará o poder criador que em si está guardado. Não duvidem dessas palavras que foram ensinadas com outras palavras: sede perfeitos como perfeito é vosso pai que está nos céus.
AS SENSAÇÕES
Queridas crianças, a espiritualidade muitas vezes não agrada a muitos de vocês por acharem a senda da ascensão impossível, porque as vezes se interpretam as leis espirituais e a natureza espiritual como antagônica da matéria. Ora, se a matéria é veículo de manifestação para o espírito, deve ser apreciada por ser útil aos aprendizes.
Então minhas crianças, entendam que as sensações da matéria não se opõem a ascensão espiritual, é o espírito infante que se serve das sensações materiais para lutar contra a sua própria natureza espiritual. A pedra que tem em si uma mona da simplória não tem as mesmas sensações que a planta e a planta não tem a noção de movimento como os animais, porque falta a elas outros sentidos.
Então raciocinem minhas crianças, se nós aqui donde estamos em um reino de substâncias luminosas possuímos sentidos que vocês desconhecem, estejam certos de que as sensações que possuem são mais fracas que as nossas sensações, porém as nossas sensações não são localizadas em órgãos e os nossos sentidos não dependem deles, mas existem e como existem! Também há outra diferença entre nós e vocês e a diferença é que não corremos atrás das sensações como os felinos correm atrás de borboletas, porque as sensações positivas e as belezas que encantam os sentidos são a consequência da harmonia entre as leis da natureza e nós. É por isso que aqui a dor não tem lugar, porque a dor rearmoniza os desarmonizados, por isso aqui a dor é inútil, mas o prazer é imenso, tanto que vocês não poderiam suporta-lo. Nós o sentimos quando nos alimentamos da luz primordial ou quando fundimos os elementos que compõem os átomos, ou também quando nos alegramos com o progresso universal.
Então harmonizem o coração e a mente com os corações e as mentes dos seres que rodeiam vocês. Como eu disse antes, o amor é a força primordial que cria e mantém todas as coisas e quem ama incondicionalmente recebe mais prazer do que quem o deseja ardentemente. Isto é uma verdade minhas crianças.
AS EMOÇÕES
Minhas crianças, na organização cerebral da raça humana, a razão se manifesta no cérebro por atividades elétricas ao passo que as emoções se manifestam por atividades químicas. Por esta razão, em nós as emoções parecem inexistentes pela falta dessa química que existe em vocês, que faz com que nossa alegria pelas vitórias humanas e nossa tristeza por aqueles que insistem na ignorância pareçam não existir. É claro que nossa tristeza é rara, porque a lei do progresso atingirá a todos, com a diferença de séculos ou milênios e mesmo que saibamos o tamanho do valor que tem a dor para que se harmonizem, nossa misericórdia nos leva a entristecer-nos com os padecimentos da matéria.
Queridos! Aprendam a serem senhores das emoções de vocês, como eu já disse, emoções e sensações são neutras em si mesmas e o que chamam emoção negativa é o lado oposto da mesma emoção positiva. Quando se harmoniza o coração humano, a tristeza torna-se alegria e acreditem minhas crianças, o medo é a mola propulsora da coragem. Então meus filhos, quando sentirem o coração bater mais forte pela força da raiva, acalmem a mente e acelerem a atividade do corpo e quando o medo invadir um coração assustado, abracem a fé no que é superior e despertem a autoconfiança em vocês mesmos, demonstrando amor por aquilo ou por alguém que os ameaça. Tal atitude é mais poderosa que qualquer arma e quando a alegria dançar em seu coração, deixe que fique à vontade por algum tempo, mas que esse tempo não seja muito, aí então acelere a mente e desacelere o corpo para que não seja vítima de suas flutuações emocionais, porque as emoções de todos vocês que ainda são crianças, é comparável a um pêndulo de cristal que quando é conduzida para um lado, tende a ser conduzida na mesma proporção para o outro, assim é a lei das emoções humanas.
AS INTELIGÊNCIAS
A capacidade que o ser humano tem de escolher os seus próprios caminhos dentre muitos caminhos possíveis, chama-se inteligência e nesta árvore prateada que é uma herança da humanidade, estão vários ramos com muitas nuanças, mas vou dar ênfase a três ramos principais: a inteligência sistemática; a inteligência transcendental e; a inteligência emocional.
Sim, esses três ramos quando em concordância são filhos da razão, porque os filhos da Terra só podem dizer que são racionais com a harmonia desses ramos. Quanto as demais variações da Inteligência, cada um que siga o seu caminho, porque há aptidões particulares e é bom e agradável que assim seja, porque a diversidade é um colorido mosaico que me agrada, mas o dever do ser humano é harmonizar esses três pilares. Tudo bem se um sobressair sobre o outro, contanto que esses três pilares não briguem entre si.
Muitas vezes uma inteligência lidera outras, mas que a inteligência sistemática não distraia os cientistas de tal forma que a inteligência emocional seja ignorada por ele, tornando-o imaturo e egoísta. Que a inteligência transcendental não faça daqueles que compreendem os mistérios da luz, cegos aos sofrimentos daqueles que nada veem, e que os sábios que dominam a inteligência emocional em si mesmos, tendo respostas para as questões humanas, que esses a dividam com seu exemplo e não com moralismo artificial. Que o abraço amigo dos que sabem viver seja também um caminho de luz prateada.
A FAMILIA HUMANA
Neste pequeno mundo azul, a família humana não se reconhece assim, pois erguem-se muros por todas as partes e por todos os motivos, motivos que para mim são extremamente insignificantes. Ora, pensam não se tratarem da mesma família pelas diferenças da cor da pele ou então porque chamam a fonte criadora por nomes diferentes. Mas entre Jeová e Alá, entre Tupã e Bhrama não existem diferenças, são apenas nomes concebidos pela mente humana para designarem a mesma fonte e a família humana ainda comete o absurdo de achar que a diferença entre as classes sociais é como se fosse uma diferença biológica, porque dizem não serem iguais.
Mas por outro lado, brilha na Terra a luz daqueles que já se sentem integrados a família cósmica, a luz daqueles que quebraram em suas consciências as barreiras geográficas, culturais, religiosas e sociais. Já existem aqueles que possuem a consciência de que além de pertencerem a família terrestre, também pertencem a família cósmica, tais crianças já despertam e já se sentem integradas com o cosmos. Para esses despertos, na Terra inteira enxergam irmãos por toda a parte e consideram-se também irmãos dos outros filhos da fonte eterna espalhadas no universo.
SAÚDE DO CORPO FÍSICO
Minhas crianças, a evolução ocorre entre os capítulos da eternidade e neste momento vocês se encontram no capítulo da humanidade terrestre, então crianças, é preciso que vocês valorizem o corpo, veículo de manifestação que agora necessitam. Então filhinhos, cuidem do corpo, mas não se confundam com ele, cuidar do corpo físico é uma forma de demonstrarem gratidão ao criador e aos projetistas desse universo. Então lembrem-se da higiene, da boa alimentação, do movimento e do repouso em equilíbrio equivalente, também não esqueçam da tranquilidade mental e do bom tratamento que não devem dispensar a tudo e a todos que rodeiam vocês.
A água purifica o corpo por dentro e por fora, a luz solar ajuda em processos químicos e queima energias negativas, que o sol banhe o corpo de vocês e também o interior dos lares. Então abram as janelas quando há bom tempo e agradeçam a vida respirando o ar puro que traz renovação e novas energias.
Existem entre vocês muitos modismos acerca do que comer e não comer, mas eu digo: a boa alimentação é oferecida pelos braços da natureza e quanto mais refinado pela indústria, menos benefícios oferece o alimento. O sacrifício animal logo terá fim, mas por agora peço que pelo menos minimizem a ingestão de carne e quando isso for necessário, pelo menos executem os animais com o mínimo sofrimento e o máximo de gratidão pela sua carne.
Aquele que muito repousa atrofia e aquele que muito se move se desgasta, quando seu corpo está cansado pede repouso e quando a sua mente está entediada seu corpo pede movimento. Quando você está com sede, é sinal de que já passou da hora de beberem água e o melhor a fazer é alimentarem-se quando a fome começar a chegar. Estabeleçam para a alimentação um horário rotineiro e quando estiverem satisfeitos, evitem pequenas refeições.
Peço também, que desfaçam os ressentimentos, as brigas e as preocupações, porque a mente conturbada resulta em um corpo enfermo e digo mais uma coisa minhas crianças, ou melhor dizendo, peço que façam mais um favor a vocês mesmos, que o quarto de cada um seja seu santuário para contarem aos amigos e irmãos mais velhos de altas esferas suas aflições. Abram o coração para a fonte eterna que derramará seu amor e seu cuidado para com todos. A prece e a meditação também são remédios para uma mente aflita e um corpo cansado.
A MENTE
Minhas crianças, antes de mais nada tenho a dizer que a mente e a consciência são coisas distintas embora se entrelacem, pois o cérebro humano retém parte da consciência que circunda o ser humano. O cérebro então, além de conduzir as atividades orgânicas, reflete como espelho as ideias da força inteligente que o dirige, tais ideias se apaixonam pelos sentimentos da mesma consciência e geram juntos os chamados pensamentos. Os pensamentos que são semelhantes, geram correntes mentais que libertam ou aprisionam o indivíduo. Correntes mentais semelhantes em diferentes indivíduos se comunicam entre si, atraindo os semelhantes e repelindo os dissonantes.
O que tenho a dizer para vocês minhas crianças, é que despeçam diariamente os pensamentos negativos ou inúteis, acostumem-se a pensamentos positivos e úteis. Obviamente não é algo a se conseguir de um dia para o outro, compreendo essa situação. Por agora, peço que despeçam qualquer pensamento que desperte sentimentos negativos, substituindo esses pensamentos por outros melhores. Com o tempo, esses pensamentos melhores formarão uma corrente mental que dominará as mentes de vocês, repelindo a negatividade já existente.
A telepatia não é um sentido comum entre a humanidade terrestre, mas mesmo que vocês minhas crianças não se comuniquem através do pensamento, ainda assim vocês se sentem muito bem ao lado de pessoas que sabem pensar, ao passo que pessoas pessimistas despertam uma repulsa sem justificativa aparente.
A INTUIÇÃO
Minhas crianças, a intuição é a voz silenciosa que fala sem palavras dentro da consciência, pode-se dizer que é um sentido a mais traduzido pela glândula pineal, assim como os olhos traduzem a luz e assim como o instinto é intermediário entre as emoções e a inteligência, pode-se dizer que a intuição é intermediária entre a razão humana e a nossa razão.
O que a consciência traduz fora do cérebro chega ao mesmo sem racionalismo prévio e a pineal limitada interpreta tais explanações a medida de suas possibilidades. Essa voz do silêncio se faz ouvir a medida que vocês se interessam por ela, por isso é necessário que períodos silenciosos façam parte da rotina de cada um, mas esses períodos não devem ser longos, nem recomendo o isolamento, porque desejo desenvolver-lhes o sentido da intuição, não quero desenvolver ainda mais o egoísmo dos povos, pois o amor é a mão auxiliadora que aproxima seus corações de nós. Digo também que os sons da natureza e a percepção do próprio corpo e da própria respiração aperfeiçoam o sentido da intuição, podendo isto ser feito por qualquer pessoa que deseje o autoconhecimento. Qualquer pessoa pode encontrar um canto silencioso, respirar de forma tranquila e prestar atenção em seu próprio corpo e no ambiente a sua volta, até que a mente se acalme e a voz interior seja ouvida.
PALAVRAS
Minhas crianças, ouço como muitos de vocês dizem que as palavras tem poder, mas são raros aqueles que confiam nessa verdade demonstrando-a na vida prática. Não condeno de maneira alguma a espontaneidade das conversas alegres e descontraídas, mas não deixo de perceber as muitas palavras irrefletidas que são ditas sem o mínimo cuidado, sendo que as palavras movimentam ou paralisam situações e até mesmo indivíduos, trazendo também a saúde ou a doença, o progresso ou a estagnação, pois muitas vezes são as palavras de um só homem que conduzem uma massa de indivíduos.
Também digo a vocês minhas crianças que a voz deve ser utilizada em tom adequado, aqueles que gritam estão deixando bem claro que não são ouvidos, que cada palavra que digam minhas crianças, sejam ditas de forma clara e audível, mas que também sejam ditas com amor e firmeza, pois muitos entre vocês dizem: sou sincero e digo mesmo, porém esses filhos da Terra que falam sem medo e sem ponderação a respeito dos erros alheios, são mais cruéis do que sinceros, porque quando trata-se dos próprios defeitos, estes mesmos indivíduos são bem complacentes. Já foi dito, conhecereis a verdade e a verdade vos libertará e que a verdade traga a liberdade ao ser dita, que a língua não seja instrumento de tortura para os fracos de consciência. Existem aqueles que dizem que a verdade dói, porém eu já disse que discordo, pois a espécie humana recebeu o dom da fala porque seu nível de consciência já integra a inteligência transcendental.
A fala foi concedida para expressar o que há de sublime acima de vocês, não é apenas uma forma de comunicação, visto que os animais também se comunicam através de grunhidos e linguagem corporal, isso basta. A fala é para aqueles que comunicam aos outros as leis do espírito e a existência do amoroso Deus. Que ao falarem minhas crianças, vocês sejam coerentes, não falem aquilo que não está em seu coração. Antes de proferir um elogio, sinta essa verdade em seu coração primeiro e se as tuas palavras não possuírem o dom da crítica construtiva, melhor que guardem em seu coração e em seus lábios um silêncio amoroso.
INFÂNCIA
Filhos da Terra, vocês tem uma ferramenta de renovação incrível, esta ferramenta de renovação é a infância, pois nesta, o maior prazer é aprender e o medo de cometer erros a princípio não existe, esse medo que paralisa não é instintivo, falo do medo de não aceitação, este não existe na infância, a não ser quando ensinado, aí sim começa a existir.
Na infância não existem barreiras e as possibilidades são muitas. Então escutem, tenho uma boa notícia, esta humanidade ainda é jovem, muito jovem, eu os comparo a crianças, não é sem razão que os chamo assim. Isso quer dizer que são imaturos sim, mas também quer dizer que vocês ainda têm muito a conquistar, embora a eternidade não limite as conquistas.
Mas agora, volto a falar das crianças que estão aos cuidados da humanidade, tais crianças precisam ser alicerçadas pelo amor e pela disciplina, precisam sentir a presença de seus responsáveis e que essa presença seja repleta de atividade, instrução e carinho, pois os infantes precisam gastar energia, aprender coisas novas e também precisam sentir a segurança acolhedora dos que sabem o que querem. É a insegurança dos adultos que traz aos pequenos nervosismo e inquietação, pois quando um adulto demonstra não ter atitude, a criança sente que é dever dela agir, porque é naturalmente proativa, porém não tem a maturidade para fazerem as escolhas acertadas e muitas vezes a melancolia ou uma explosão de ira domina o coraçãozinho impotente.
Muitos filhos da Terra afirmam ser uma tarefa difícil tutelar os infantes, porém tarefa mais difícil que esta é dominar os desejos e a ambição, tarefa mais árdua do que cuidar dos pequenos é ter a disciplina e o bom senso para administrarem melhor o tempo, dando aos pequenos uma parcela de vocês mesmos. Vocês afirmam que as crianças são muito exigentes, mas são os adultos que incutem nas crianças a vontade de desejar sempre mais, pois saibam que o movimento, o aprendizado e o calor humano são suficientes e aos pequenos traz mais satisfação do que um quarto abarrotado de brinquedos que os adultos supõem serem valiosos.
O novo tempo de amanhã do planeta Terra depende da segurança pessoal e do poder de realização das crianças de hoje.
A MATERNIDADE
Minhas crianças, o ofício da maternidade é ainda mais sagrado que o religioso, pois a mulher que aceita de forma valorosa a função materna, traz em si os princípios da religiosidade da instrução, do amor e da disciplina. Sobre a tutela das mães estão futuros homens e mulheres que podem abrir ou não caminhos novos. Oxalá todas as mulheres fossem mães por voluntária decisão e planejamento, mas mesmo assim não sendo, digo que lembrem da mais verdadeira máxima: não há efeito sem causa. O filho que chega ao regaço materno, ainda que seja por caminhos aparentemente tortuosos, tal criança é um presente de luz para aplanar o caminho da mulher desarmonizada e esta mulher é a sombra no deserto do futuro recém-nascido que anseia desesperadamente esquecer o passado e o deserto ardente da culpa. É claro que em raras exceções tais mulheres recebem filhos missionários, ainda que a chegada da criança pareça inconveniente, mas eu digo, a única inconveniência existente na Terra é o egoísmo e a única coisa a ser evitada é o orgulho.
Tenho mais uma coisa a dizer para as mulheres terrestres acerca da maternidade. Quando a mulher torna-se mãe, é um dever para ela instruir-se e abrir a mente acerca de assuntos diversos, é imprescindível que esta mulher expanda a consciência, pois ainda que julgue ser a maternidade um estado insignificante, tal estado é o de primeira professora, ainda que não se veja desse modo, tal mulher ensina ao pequeno infante as primeiras coisas e o amor é a primeira delas.
PATERNIDADE
O pai é o primeiro representante da força protetora e provedora da fonte eterna. É pela presença do pai que a criança descobre pela primeira vez a sua individualidade, é o pai que informa ao filho, influenciando em sua organização cerebral infantil de que ele e a mãe não são mais um só. É incrível, mas a presença do pai terrestre coloca noções espirituais no inconsciente do filho, é na presença do pai que a criança tem o primeiro pensamento lógico de que algo acima dela há protege, porque a confiança que a criança deposita na mãe é instintiva e não necessita raciocínio, já o pai precisa demonstrar de forma lógica e testemunhal de que é confiável. A presença do pai e da mãe é essencialmente necessária, caso contrário o sistema de reprodução humano não seria tal qual é.
No caso dos animais mamíferos, a presença do pai é dispensável porque a confiança dos filhotes reside apenas no instinto e o mesmo se dará na fase adulta desses animais. Não é o caso dos seres humanos, porque o instinto não é ou pelo menos não deveria ser o dirigente de sua espécie. Como já disse, o pai é o primeiro mestre do raciocínio infantil e torna-se a ser mestre mais uma vez quando a puberdade dá início a uma nova fase na vida do indivíduo. Neste momento então, a espiritualidade acolhedora, porém restritiva da mãe não é suficiente, é aí que a espiritualidade expansiva do pai entra em ação. Não estou dizendo que o pai é apenas lógica e que a mãe é apenas sentimento e emoção, mas com a presença dele, a criança entende a razão de forma fácil e sem se cansar tanto. Não é à toa que uma criança prefere aprender uma coisa nova ao lado do pai e fica relutante ao aprender com estranhos, mas a educação externa é mais que necessário.
O que estou dizendo é que os primeiros mestres devem ser os pais. Agasalhar e alimentar não é o suficiente e os que fazem apenas isso não cumprem o seu dever, apesar de assim pensarem, mas é a mãe que dá as primeiras noções de acolhimento, intuição, restrição e espiritualidade. E cabe ao pai dar as primeiras noções de inteligência sistemática, autoconfiança, ensinando a criança a fazer bom uso da influência, poder ou dons que aos poucos vai adquirindo ou relembrando.
Então alguns podem me perguntar: o que acontece então se é indispensável a presença de pai e mãe, fazer o que com a educação e o desenvolvimento dos órfãos ou com aqueles cuja presença do pai ou da mãe não é possível? Em tais casos, educadores masculinos e femininos devem unir-se para educar essas crianças, seja como aquele que adota ou seja como profissional de ensino. É lamentável que no ensino primário aja tão poucos ou nenhum professor. Homens e mulheres têm importância simultânea na educação infantil, que os pais não releguem apenas as mães o dever de educar, porque eles não são apenas provedores materiais, devem ser provedores mentais e espirituais. Porque vocês mesmos recebem o acolhimento da mãe natureza que também inclui o universo e a proteção e o cuidado da fonte eterna que é o aspecto paterno. É por isso que no passado foi dito a vocês: “se os pais Terrestres mesmo não sendo perfeitos sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o pai que está nos Céus”.
É por causa da ausência dos pais que absortos pelo trabalho, deixaram inseguros os filhos da sociedade que apresentam agora um raciocínio superficial e desinteressado, porque os sacerdotes do lar julgam que seu ofício não é necessário, ou não exercem de forma completa. Os que cumprem seu dever na totalidade são raros e serão recompensados pela fonte eterna.
O SEXO
Longe de ser o pecado original apregoado pela religião, o sexo é uma das manifestações da vida, manifestação esta que sendo de natureza criadora, aproxima a humanidade terrestre de sua natureza divina bem ocultada pela matéria. O sexo também está longe de ser divertimento noturno para os jovens adultos da Terra, o sexo enfim, deve ser visto de forma respeitosa. Fico entristecido quando vejo pessoas mantendo relações sexuais com indivíduos que nem sequer sentem uma ponta de admiração por eles, a atração magnética para estes é a única motivação.
Meus filhos! O sexo que não gera, não cria e não une espiritualmente os parceiros é muito prejudicial. Não estou preocupado com instruções politicamente corretas, mas estou comprometido com a verdade, por isso condeno a promiscuidade, esta é contra a natureza da humanidade. Os crimes passionais provam que a humanidade não é poligâmica em sua natureza, os artifícios da sociedade, cito como exemplo a pornografia e a condenação do sexo puro e espontâneo que desperta em dois corações no desabrochar da juventude, destorce as famílias e enche os lares com densas trevas. O sexo então, se não é gerador de um novo corpo para um reencarnante, pelo menos que seja motivo criador no plano mental dos que o praticam e que seja também um elo de união para os espíritos que decidiram caminhar juntos.
Meu último conselho pode ser contrário a alguns modelos sociais que se vivem na Terra, mas os seres humanos para que permaneçam equilibrados em sua sexualidade, devem ser monogâmicos e o relacionamento entre duas pessoas deveria ser rompido apenas com a desencarnação de uma delas, mas como existe violência, egoísmo e orgulho entre os cônjuges, então que o rompimento desta relação seja tão respeitoso quanto foi a decisão de tais parceiros em unirem-se. Quanto a homossexualidade, é um natural controle de natalidade por parte da fonte criadora e não é reprovável se não for uma homossexualidade promíscua, mas esta união deve ser igualmente monogâmica e construtiva, espontânea e respeitosa.
A EDUCAÇÃO
Quando os filhos da Terra ouvem a palavra educação, provavelmente seus pensamentos são dirigidos para as escolas ou para o verniz social que costumam chamar de educação, mas a verdadeira educação é mais profunda que as boas maneiras, mais extensa que as letras e os cálculos, tal educação deve estar além dos portões das instituições de ensino.
A primeira lição de verdadeira educação deve ser dada através do exemplo e todos os seres humanos da Terra são convidados a educarem-se e educarem aos outros através do bom pensar, das boas palavras e das boas ações. Tudo aquilo que se aprende e que traz resultados construtivos deve ser repassado para alguém com menos consciência, independente de quem seja você, é seu dever instruir dando a outrem aquilo que sua consciência já tem. O aprender e o ensinar deve ser tão fluido quanto o curso das águas que saem das nascentes até chegarem ao mar. Não são só os professores que garantiram para eles o direito de ensinar, se você amigo terrestre têm um conhecido analfabeto e você sabe ler e escrever com perfeição, o que o impede de ensiná-lo?
O analfabetismo emocional também existe em grande proporção no planeta, mas alguns filhos da Terra dominam com mais facilidade suas emoções. Por que não ensinam também estes o que sabem? E até aqueles que conhecem uma simples receita de um bolo ou qualquer outra coisa, por que não repassam também isso aos que não sabem? Ensinando principalmente as crianças terrestres, porque elas têm sede de conhecimento e essa sede só é maior que a dos adultos, simplesmente porque os pequenos não se envergonham quando erram.
Existe na Terra ultimamente o chamado egoísmo do conhecimento. É necessário que a humanidade terrestre aprenda e ensine, considerando o aprendizado e o ensino como um ciclo vital para a saúde e o equilíbrio mental de todos, mesmo que não seja uma obrigação ensinar. O professor ensina porque é remunerado, mas se assim não fosse, haveriam mais analfabetos? E se a psicologia não tivesse encontrado um lugarzinho entre as profissões terrestres, haveriam muito mais desnorteados? Aprendam a caminharem com passos largos, além da chamada obrigação. Porque há algum tempo atrás, as mães sentiam-se orgulhosas quando ensinavam as pequenas o ofício do bordado ou da costura e os pais ensinavam orgulhosamente aos filhos sua profissão e consideravam tal coisa uma tradição, mas agora quase todos absortos na movimentada sociedade moderna, se bem que deixaram o mal costume de impor seu legado aos mais jovens, porém abandonaram a vontade de ensinar o que sabem.
POR QUE PERDOAR?
Muitos julgam o evangelho como uma fraca pregação ou estilo de vida, mas ser pacífico e perdoador nada tem que ver com fraqueza, perdoar está longe de ser aceitar insultos e maus tratos de forma resignada. O perdão é liberar-se da influência que os equívocos dos outros exercem sobre você. O corpo humano, a mente humana e o espírito humano vieram da luz e a luz nada odeia e por isso mesmo, nada que provém da luz foi projetado para odiar.
O corpo humano adoece com o rancor, a mente humana desequilibra-se com a culpa e com o ressentimento e o espírito humano esconde sua luz quando o orgulho o impede de perdoar. A consciência então, não pode expandir-se a passos largos enquanto os filhos da Terra escolherem o caminho da vingança e do não perdão.
Existe um trecho da grande oração cristã que foi traduzido assim: “perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos os nossos devedores”. Ora, Deus, a fonte eterna nada tem que perdoar, pois de nada se ressente e disso sei bem, mas o engano nesta frase provém da tradução, pois em aramaico é citada da seguinte maneira: “libera-me dos meus enganos, assim como eu me libero dos enganos dos meus irmãos”. Perdoar o inimigo ou qualquer outro que o tenha ofendido, não é dar razão para o ofensor, mas é livrar-se da influência da ofensa que este tenha cometido. Aquele que se ressente ou pior ainda, que decide vingar-se, está preso nos enganos de outrem e deseja prender-se ainda mais, opondo-se a lei do progresso e existe ainda outra lei, a de causa e efeito. Como poderão colher bons efeitos semeando causas más? Por isso queridos, ainda que a causa pela qual você se ressente seja justa e que a razão seja sua, decida libertar-se, decida pela saúde do seu corpo físico, dos seus corpos sutis e do ambiente em que você está, decida abandonar a escuridão e revelar a sua luz.
A VERDADE
Meus filhos, a verdade completa é a manifestação exata das realidades da grande consciência e das demais consciências espalhadas pelos universos. Ora minhas crianças, não é preciso ressaltar que a humanidade terrestre não conhece plenamente sua realidade atual, os seres humanos sabem muito pouco a respeito dos seus próprios oceanos e sabem quase nada a respeito do universo onde estão inseridos, pois a manifestação exata das realidades e das consciências não é possível a seres com tão poucos sentidos e com um grau de consciência não tão expandido. Ora, a ciência, a religião e a filosofia são ferramentas pelas quais o ser humano vai descobrindo algo mais sobre as realidades, mas não chegarão muito longe se esses aspectos do conhecimento humano brigarem entre si. A humanidade descobriu muitas coisas é verdade, mas se tivessem a humildade de admitirem que estão longe de saberem toda a verdade e unissem forças, com certeza se teriam descoberto muito mais coisas.
Minhas crianças, o olho humano não detecta nem sequer os micro-organismos presentes na água, nem os sons que estejam acima ou abaixo da frequência permitida aos ouvidos de vocês, também passam despercebidos os raios que estão acima da luz, então reconheçam tal limitação, mas que isto não seja um motivo de baixo estima ou paralisação, muito pelo contrário, que a situação momentaneamente limitada da humanidade, seja um motivo para que as consciências humanas expandam-se, porque quando a consciência se expande e as gerações vão mudando conceitos, a nova mentalidade com o tempo vai estruturando um novo DNA, a epigenética veio provar o que estou dizendo. Continuando, se as estruturas do DNA se modificam, obviamente a raça humana também, pois a raça humana primitiva era primitiva por não possuir os conceitos que a atual raça humana hoje possui. Então meus queridos, a medida que o tempo passe, a humanidade cada vez mais aprimorada vai tomando mais posse dos conhecimentos e da exatidão das realidades. Juntem todas as religiões e o conhecimento transcendental não estará todo ali, juntem todas as ciências e o conhecimento da realidade material ainda não estará todo ali, juntem também todas as filosofias e o conhecimento do ser humano ainda não estará todo ali e ainda que todos os seres humanos estivessem unidos expandindo a consciência um tanto mais melhorados, ergueriam apenas um pouco mais da ponta do véu que esconde as realidades.
PALAVRAS FINAIS
Minhas crianças, sei que muitas vezes parecem ser poucas as minhas palavras, mas a multidão de letras e um mar de palavras não trazem renovação se não trouxerem uma essência profunda, novidades não farão diferença se o obvio que já foi dito não for praticado. A união e o amor são pais da caridade e a busca pela verdadeira sabedoria deve ser a bússola que rege a inteligência. Que estas poucas páginas sejam aprendidas, meditadas e praticadas a medida da compreensão de cada consciência, mas que cada indivíduo que leia essas linhas dê o melhor de si e ainda que o melhor de cada um sejam apenas alguns passos, se forem dados com dedicação, serão um motivo ainda maior de minha alegria, pois poderão receber a minha paz de forma mais abundante e eu sei reconhecer as sinceras intenções de cada coração.
Querida humanidade terrestre, quem dera se vocês já tivessem feito maior esforço para despedir o exclusivismo, a humanidade é uma só família e esta grande família recebeu como responsabilidade a administração da casa chamada Terra. Que todos cuidem de todos, pois tenho a certeza que um dia será assim, porque meus esforços nunca são infrutíferos, já que esses esforços não são frutos de uma simples vontade ou realização pessoal. Minha dedicação pela Terra e pelos seus habitantes é o fruto do meu amor incondicional por esse pequeno mundo chamado Terra.